Aesa participa de reunião sobre andamento das obras da Transposição

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) participou de uma reunião para tratar do andamento das obras complementares da transposição das águas do Rio São Francisco – Eixo Leste, nos municípios da Região do Cariri – entre Monteiro e Cabaceiras. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) com representantes do Ministério Público da Paraíba, do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Durante a reunião, os representantes do Dnocs informaram que a ordem de serviço para as obras no sangradouro dos açudes de Poções e Camalaú será assinada no próximo dia 5 de dezembro e que a previsão é de que estejam prontas em 120 dias, podendo ser antecipadas até o dia 15 de março. Essas obras vão permitir a passagem da água da transposição até a calha do Rio Paraíba.

Participaram da reunião, o presidente da Aesa, João Fernandes, o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, o 2º subprocurador-geral Valberto Lira, e os procuradores de Justiça Francisco Sagres e Herbert Targino, que integram o ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica’ do MPPB.

O procurador-geral afirmou que será realizada, em breve, uma reunião do comitê para definir novas estratégias que serão utilizadas no acompanhamento das obras.

Atividades

Na semana passada, Aesa, Cagepa e MPPB visitaram o andamento das obras complementares entre Monteiro e Cabaceiras. O acompanhamento foi anunciado em uma reunião técnica do ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ do MPPB, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, realizada no dia 24 de outubro, em Monteiro.
Com informaões de mppb.mp.br