Aesa realiza videoconferências para discutir atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

Começou esta semana o ciclo de videoconferências para discutir novo Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB)Com o objetivo de promover a participação da sociedade, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) realizará 10 reuniões virtuais até o dia 4 de dezembro.

Confira o calendário e clique no link da data escolhida para participar:

BACIA/SUB-BACIA HIDROGRÁFICA

DATA

HORA

LINK VIDEOCONFERÊNCIA

01

SBH do Rio Piancó/Piranhas

23/11

09 às 11

https://meet.google.com/rfr-dhgb-ske

02

SBH’s do Rio Peixe e Alto Piranhas

24/11

09 às 11

https://meet.google.com/owo-ssvn-rhk

03

SBH’s dos Rios Espinharas e Médio Piranhas

25/11

09 às 11

https://meet.google.com/ptx-usfg-zxr

04

SBH’s do Alto Rio Paraíba e Rio Taperoá

26/11

09 às 11

https://meet.google.com/zgq-oans-yvu

05

SBH’s do Médio e Baixo Rio Paraíba

27/11

09 às 11

https://meet.google.com/myz-jaid-ecz

06

SBH do Baixo Rio Paraíba

30/11

09 às 11

https://meet.google.com/xxg-worq-jzv

07

BH do Alto Rio Mamanguape

01/12

09 às 11

https://meet.google.com/mtk-uopr-xci

08

BH’s dos Rios Abiaí e Gramame

02/12

09 às 11

https://meet.google.com/zqi-onxx-bay

09

BH do Baixo Rio Mamanguape

03/12

14 às 16

https://meet.google.com/atp-aycv-kkm

10

SBH do Baixo Rio Paraíba

04/12

09 às 11

https://meet.google.com/whf-zqyh-quf

Iniciamos esta semana a terceira etapa do processo de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Já temos um diagnóstico completo dos recursos hídricos da Paraíba, temos os cenários possíveis para os próximos 20 anos e agora estamos apresentando estes cenários e ouvindo a opinião da população. Serão três apresentações referentes ao Piancó-Piranhas-Açú. Depois mais três sobre o rio Paraíba e em seguida, sobre o rio Mamanguape, Na sequência teremos as bacias litorâneas”, explicou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo.

Nas apresentações dos cenários são explicados os conjuntos de simulações que analisam como poderá ser o futuro dos recursos hídricos da Paraíba. “Observamos horizontes de curto (5 anos), médio (10 anos) e longo prazo (20 anos). Para cada um deles, são feitas análises considerando situações tendenciais, críticas e otimistas”, explicou Cristiano Almeida, professor da UFPB e responsável pela elaboração dos cenários.

O processo de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB) está sendo realizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado, através da Aesa, e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As videoconferências serão realizadas por meio da Plataforma Google Meet e, para participar, os interessados devem acessar o site da Aesa e clicar no link da bacia hidrográfica de interesse. “Esta é uma discussão importantíssima para o nosso Estado. Com a participação de todos vamos conseguir fazer melhores projetos e melhorar o gerenciamento dos recursos hídricos da Paraíba”, destacou o diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.