Paraíba realiza Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas

A Paraíba realizou na sexta-feira (11) a nona edição do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba. O evento foi realizado de forma online pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) em parceria com os comitês paraibanos. Durante três dias estudantes, líderes comunitários e servidores municipais, estaduais e federais que atuam na área dos recursos hídricos discutiram a gestão das águas, com foco na participação da sociedade.

Na manhã da sexta-feira o secretário executivo do Observatório de Governança das Águas (OGA), Angelo Lima, ministrou uma oficina em que apresentou os cincos principais riscos globais: eventos climáticos extremos, mudanças climáticas, desastres ambientais causados pelo homem, perda da biodiversidade e desastres naturais graves.

Na quinta-feira (10) o diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, apresentou as principais ações do Governo do Estado na gestão dos recursos hídricos. Porfírio destacou a realização de mais de 3 mil outorgas e licenciamentos, zerando assim o número de solicitações. “Foi um trabalho coletivo dos diretores, gerentes e dos funcionários da Aesa, apesar do ano tão complicado, tivemos bastante êxito e vimos uma grande evolução na questão dos recursos hídricos”, pontuou Porfírio.

Também na quinta-feira, o professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valmir Pedrosa, falou sobre Gestão de Conflitos em Recursos Hídricos e destacou três perspectivas como bases fundamentais para resolução desses conflitos: o respeito, o processo e o interesse.

Na quarta-feira (9) a professora doutora Rosana Garjulli da empresa ConSenso explicou o “Papel dos comitês de Bacia hidrográfica da Paraíba na conjuntura atual”. Rosana fez uma reflexão sobre a questão da gestão integrada, descentralizada e participativa. Uma estrutura condicionada que tem como objetivo maior, garantir água de qualidade para a atual e futura geração.

Comitês – A paraíba tem três comitês estaduais e um federal:  Litoral Norte, Litoral Sul, Rio Paraíba e Piranhas Açu, respectivamente,  que funcionam através de reuniões periódicas. Cada comitê é um órgão colegiado com funções consultivas, normativas e deliberativas e tem como objetivo principal contribuir para a gestão das águas na bacia onde atuam.