Aesa participa da Semana Estadual do Meio Ambiente

A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Gerência de Meio Ambiente realiza no período de 31 de maio a 5 de junho, a Semana Estadual do Meio Ambiente da Paraíba, com tema: Restaurando Ecossistemas. O evento ocorre das 8h30 às 12h, com atividades presenciais e virtuais por meio do canal do YouTube da secretaria.

Os debates terão espaço para perguntas ao final da apresentação dos expositores. As inscrições podem ser feitas até domingo (30) clicando AQUI .

A programação inicia com o tema: Conservação do Meio Ambiente, numa visita técnica à Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, com a participação dos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/PB).

Na sexta-feira (4) o tema do evento será: Recursos hídricos, gestão e Educação. Vai ser realizado um debate virtual, com a vice-presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Mirella Motta e Costa, que vai apresentar o Projeto Educativo Comitês nas Escolas; o lançamento do vídeo sobre o uso consciente da água, pela gerente de Meio Ambiente da Cagepa, Carolina Baracuhy; bem como apresentação das ações da Aesa na preservação e manutenção de barragens, pelo gerente executivo de operação de mananciais do órgão, João Pedro Chaves.

Na terça-feira (1º de junho) ocorre a abertura oficial de forma remota, discutindo o tema: Conjuntura da Gestão de Resíduos Sólidos da Paraíba, com a participação da auditora de Contas Públicas do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB) Lucia Patrício, que fará a apresentação do Panorama atual da Política de Resíduos Sólidos no território paraibano.

Na sequência, haverá a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam) Ana Cláudia Vital do Rego, sobre Unidades de Gerenciamento integrado de Resíduos Sólidos urbanos; e do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) Edmundo Barbosa sobre ‘Biogás e biometano, o que você tem a ganhar’.

A programação da quarta-feira (2) terá como tema: A Importância dos Consórcios públicos intermunicipais para a Gestão de Resíduos Sólidos na Paraíba. Na ocasião, será realizado o I Encontro Estadual dos Consórcios Públicos da Paraíba, que contará com as palestras sobre: O que é e o que faz um Consórcio Público Municipal, proferida pelo professor da UFPB Talden Farias; a Implantação da coleta seletiva dos municípios, pela professora da UFCG Luiza Cirne e sobre o Panorama dos consórcios intermunicipais na Paraíba, pela gerente de Meio Ambiente da Seirhma, Vanessa Fernandes.

Com o tema, Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CMMA): Criação e Funcionamento, a programação do evento prossegue na quinta-feira (3), quando haverá mesa redonda virtual sobre a Importância dos CMMA para gestão democrática e participativa do meio ambiente, com o professor da UFPB Henrique Gutierrez; Experiência da criação do CMMA no município de Cabedelo, com Walber Farias e sobre a Experiência do Conselho Municipal de Cajazeiras, pela representante da Prefeitura Municipal da cidade, Maria das Dores de Souza.

No sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento será encerrado com ação interativa realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Haverá uma imersão no jardim, com atividades presenciais, com número máximo de 10 pessoas por circuito. As inscrições para essa atividade poderão ser feitas no site: sudema.pb.gov.br.