VAZÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO É AMPLIADA NA PARAÍBA

A vazão das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco aumentou de 1.6 m³/s para 4 m³/s no Eixo Leste, no Portal das Águas, na cidade de Monteiro. O aumento na quantidade de água foi realizado de forma gradativa pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e está sendo acompanhado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

A água vai beneficiar várias cidades ao longo do curso do rio Paraíba, a exemplo de Sumé, Camalaú , Congo, São Domingos, Cabaceiras, Boqueirão e Itatuba. “Naturalmente teremos um aumento no volume do rio Paraíba, por isso é importante que os moradores ribeirinhos fiquem atentos para evitar acidentes”, alertou o presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

A ampliação da vazão foi uma solicitação do Governo do Estado ao MDR para melhorar a situação dos açudes paraibanos, em especial o açude Acauã. A barragem localizada na cidade de Itatuba comporta 253 milhões de metros cúbicos, mas está com apenas 33 milhões, o equivalente a 13,18% da capacidade.

Dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 22 estão com menos de 5% do volume total. Outros 23 têm menos de 20%, 88 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. e um está sangrando. A lista completa com a situação detalhada de cada barragem está disponível no site aesa.pb.gov.br .