Aesa e Comitê do Litoral Sul realizam reunião com membros na Escola Viva Olho do Tempo
|A Agência Executiva de Gestão dos Recursos Hídricos e o Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul (CBH-LS) realizaram a primeira reunião ordinária de 2022 com os membros do comitê. O encontro ocorreu na Escola Viva Olho do Tempo em João Pessoa (PB) no dia 3 de maio, no formato híbrido (presencial e virtual).
A abertura desta reunião foi feita pela secretária deste comitê, Ana Cristina. Na sequência foram lidas e aprovadas as atas da 4ª Reunião Ordinária/2021 e 1ª Reunião Extraordinária/2022. Ainda pela manhã, a Gestora de Projetos da Olho do Tempo-Escola Viva, Vivian Maitê, apresentou o Projeto de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame – da Nascente à foz, visando a sustentabilidade.
Para dá início a eleição da nova diretoria colegiada do CBH-LS, a servidora da AESA, Maraci de Sousa Virgolino, assumiu a presidência da mesa e explicou o funcionamento do processo eleitoral, oferecendo tempo hábil para a formação de chapas ou para a eleição por cargo. Após discussões dos membros presentes, decidiu-se formar uma chapa única que foi eleita por aclamação majoritária.
Desta forma, estão eleitos para assumir a diretoria colegiada do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul, a Sra. Maria Edelcides Gondim de Vasconcelos, representante do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Presidente), o Sr. Alfredo Nogueira da Silva Neto, representante da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba -ASPLAN (Vice-presidente), a Sra. Ana Cristina Souza da Silva, representante da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1ª Secretária) e o Sr. Ivanildo Santana Duarte, representante da Ong. Escola Viva Olho do Tempo (2º Secretário).
Em seguida, os membros fizeram o preenchimento do questionário sobre os principais problemas relacionados aos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Gramame e Abiaí, que pertencem a fase do diagnóstico para a elaboração dos Planos das Bacias Hidrográficas Litorâneas do estado da Paraíba.
A reunião culminou com a visita técnica ao rio Gramame, conduzida pelo Sr. Ivanildo Santana, onde os membros puderam conhecer a história deste rio, diagnosticar a situação atual do rio e conhecer algumas das principais problemáticas de uma porção do seu baixo curso.