Aesa realiza Semana da Alocação de Água e discute uso dos recursos hídricos em 8 cidades

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizará a Semana da Alocação de Água para discutir o uso dos recursos hídricos em oito cidades sertanejas. O primeiro encontro será nesta segunda-feira (15), às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Conceição, onde serão apresentadas as situações dos açudes Serra Vermelha e Condado. Os reservatórios estão com 7,5% e 34,5% da capacidade máxima, respectivamente.

O açude Piranhas (44,9% da capacidade) estará na pauta da terça-feira (16), às 9h30, na Câmara de Vereadores do município de Ibiara. No mesmo horário, outros técnicos da Aesa apresentarão a situação do açude Poço Redondo (45,1% da capacidade) na Câmara de Vereadores de Santana de Mangueira. Ainda na terça-feira, às 14 horas, o reservatório Bruscas (47,1% da capacidade) será discutido na Câmara de Vereadores de Curral Velho.

São reuniões de caráter participativo, queremos ouvir a população, os representantes de cada comunidade para juntos encontramos soluções e alternativas para atender aos diversos usos da água. As decisões tomadas são registradas no Termo de Alocação de Água  para ajustar as outorgas vigentes e dar transparência ao processo”, explicou o gerente-executivo de Operação de Mananciais, João Pedro Chaves da Silva Rodrigues.

Na quarta-feira (17), às 9h30, a Aesa explicará na Câmara de Vereadores de Nova Olinda, como está sendo realizada a gestão das águas do açude Saco (50,1% da capacidade). À tarde, os técnicos estarão em Santana do Garrote apresentando a situação do reservatório Queimadas (76% da capacidade).

Na quinta-feira, a equipe da Aesa passará pelas cidades de Olho D’Água e Emas, onde serão discutidas as situações dos açudes Jenipapeiro Buiú (32,9% da capacidade) e Cachoeira dos Cegos (54,7% da capacidade), respectivamente.