Novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba são empossados

Os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paraíba (CBH-PB) foram empossados na sexta-feira (23) no auditório do Centro de Extensão José Farias, na Universidade Federal de Campina Grande. A posse foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Os membros representam usuários de água (pessoas físicas ou jurídicas que consomem mais de dois mil litros por hora), sociedade civil (associações, ONG’s, sindicatos) e poderes públicos (municipal, estadual e federal).

Após a posse, foi eleita a nova diretoria. Foram escolhidos por unanimidade : Valdemir Azevedo (Presidente), Cláudio Brandão (Vice-presidente), Cláudia Fernanda (1ª secretária) e Talles de Macêdo (2º secretário).

O processo eleitoral iniciou com a mobilização ocorrido nos 85 municípios visitados pela equipe técnica da Aesa, entre os dias 20 de julho e 13 de setembro. Após divulgação final dos habilitados, foram realizados nos dias 30, 31/08 e 01/09 as plenárias setoriais para escolha dos membros titulares e suplentes.

Área de atuação – A bacia hidrográfica do Rio Paraíba tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados. É a segunda maior do Estado, atende quase 2 milhões de habitantes e abrange 38% do território. Oitenta e cinco cidades fazem parte da área de atuação do comitê.