Governo da Paraíba capacita técnicos em recursos hídricos do Rio Grande do Norte

A experiência dos técnicos em recursos hídricos do Governo da Paraíba está ajudando a capacitar servidores estaduais do Rio Grande do Norte. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e o Laboratório de Ecologia Aquática da Universidade Estadual da Paraíba promoveram o curso Monitoramento e “Diagnóstico de Qualidade da Água e Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimentos” para funcionários do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

A Aesa atendeu uma solicitação do Igarn e enviou, na semana passada, técnicos para ministrar uma capacitação de 40 horas, no estado vizinho. Os servidores paraibanos apresentaram como o Governo do Estado realiza ações de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água.

Por meio desta parceria as agências compartilharam conhecimento e tecnologia. O curso vai desde as práticas diárias aplicadas no monitoramento das águas até o processo de reciclagem tecnológica que precisa ser constante. Esta capacitação representa um marco na parceria entre Aesa e Igarn”, explicou o gerente-executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros, que foi um dos instrutores do curso.

 

Aesa também realizou a capacitação Desafios da Comunicação em Recursos Hídricos. O curso foi ministrado de forma online, semana passada, pelo assessor de comunicação da Aesa, Erik Anderson de Oliveira e pela auxiliar em comunicação Aline Andrade. Entre os temas abordados estiveram: comunicação institucional e suas implicações; escolha do conteúdo a ser divulgado; criação de parcerias com veículos de comunicação; como enfrentar a fake news; crescimento responsável do conteúdo; marketing institucional; redes sociais e a identidade visual; novas ferramentas para redes sociais.