Governo do Estado inicia aulas de pós-graduação em recursos hídricos

O Governo do Estado deu início, neste final de semana, às aulas da pós-graduação “Gestão Sustentável em Recursos Hídricos”. O curso, oferecido para membros do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), é realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).

A aula inaugural foi ministrada na Casa Fiep, em João Pessoa, na sexta-feira passada (11), pelo professor doutor em recursos naturais pela UFCG, Guttemberg da Silva. “Este é mais um diferencial nesta moderna gestão das águas na Paraíba: a capacitação. Quando você tem uma equipe qualificada você tem um melhor resultado no trabalho, temos qualidade, agilidade e uma maior produção. Antigamente a gente não tinha isso”, lembrou Guttemberg.

Na abertura do evento, o diretor administrativo-financeiro da Aesa, Joacy Mendes Nóbrega, destacou os investimentos da Aesa em capacitações. “Este ano tivemos 51cursos ofertados, quase 1.000 pessoas capacitadas e 16 estados contemplados. Parte importante do recurso utilizado nestas capacitações vem do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), da Agência Nacional das Águas (ANA). Para receber os recursos nós precisamos cumprir metas, entre as metas estão as capacitações”, explicou.

A diretora da Faculdade Senai Paraíba, Cláudia Lopes, informou que o conteúdo desta pós-graduação foi elaborado pela Aesa. “Não era um curso que estava sendo oferecido pela nossa faculdade. Ele foi pensado e construído pelos técnicos desta agência das águas. Esta é uma oportunidade de ouro para servidores do Governo do Estado e membros dos comitês de bacias aprenderem ainda mais sobre este tema que é tão importante”, concluiu.

A primeira cadeira do curso, Climatologia e Recursos Hídricos, está sendo ministrada pelo professor doutor em Meteorologia pela UFCG, Alexandre Magno Teodósio. As aulas ocorrem nas sextas-feiras (no turno da tarde) e aos sábados (manhã e tarde).