NOTA OFICIAL: AESA suspende outorgas e explica situação do açude Manoel Marcionilo em Taperoá 

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) emitiu Nota Oficial explicando a suspensão das outorgas e a situação do reservatório Manoel Marcionilo da cidade de Taperoá. Confira a íntegra do documento no texto abaixo ou acesse COMUNICADO – TAPEROÁ

“Informamos que o reservatório Manoel Marcionilo, em Taperoá, não obteve uma recarga significativa durante a quadra chuvosa recente, encontrando-se atualmente com apenas 21% do seu volume total armazenado. Por esse motivo, foi necessário adotar medidas pré-acordadas para assegurar a disponibilidade de água para abastecimento da cidade de Taperoá. 

Portanto, a AESA decidiu suspender temporariamente todas as Outorgas de Uso de Água, exceto aquela concedida à CAGEPA, para abastecimento da cidade de Taperoá. Neste contexto, AESA autorizou o Exército Brasileiro e as Prefeituras municipais a transferir temporariamente a Operação Carro Pipa para os Açudes Poções, Camalaú e Congo, bem como para o Rio Paraíba, que é perenizado pela água proveniente da transposição do Rio São Francisco. 

Reforçamos que essas medidas são de extrema importância para garantir a sustentabilidade do abastecimento de água da cidade de Taperoá. É fundamental que toda a população compreenda e coopere no uso consciente e responsável da água, adotando práticas de economia e evitando desperdícios”.