Projeto Comitês nas Escolas está na final do prêmio ANA 2023

O projeto Comitê nas Escolas foi classificado para a fase final do Prêmio ANA 2023 e já está entre os melhores do país na categoria Organismos de Bacias. O projeto é desenvolvido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) em parceria em parceria com os Comitês das Bacias Hidrográficas Estaduais e capacita professores e gestores da rede pública de ensino. O Prêmio ANA é uma das mais tradicionais premiações voltadas aos recursos hídricos no Brasil e o grande vencedor será anunciado no dia 6 de dezembro.

O Comitê nas Escolas foi lançado no dia 24 de março de 2021, na Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água. Além do Governo do Estado e Aesa, também contribuem para o projeto: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

O Prêmio ANA

A premiação tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

Realizado há 17 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.