Diretores da Aesa participam de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó, Piranhas e Açu

Diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba participaram da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) realizada nesta quinta-feira (07) no auditório do Procon Municipal de Sousa-PB. A reunião foi coordenada pelo presidente do comitê, Waldemir Azevedo e contou com as presenças do diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, e do diretor administrativo da Aesa, Joacy Mendes. 

O diretor administrativo da Aesa apresentou o modelo de cobrança de água bruta utilizado na Paraíba.

“A cobrança não é punitiva, é um instrumento de gestão. Os pequenos usuários jamais vão chegar a ser passíveis de cobrança, devido ao próprio volume de isenção. Hoje nós fazemos a cobrança na bacia do Piancó-Piranhas-Açu, nos rios estaduais e na água subterrânea, e com esses recursos arrecadados estamos investindo cerca de 1 milhão e 200 mil reais recuperando totalmente o Canal da Redenção e vamos lançar, daqui a uns 15 dias, o edital de licitação de 2 milhões para recuperação total do Canal Lagoa do Arroz. Todos esses investimentos são provenientes dos recursos cobrados pelo uso da água bruta”, explicou.

O gerente Executivo de Monitoramento e Hidrometria da AESA, Alexandre Magno, apresentou as previsões climatológicas que indicam chuvas variando entre dentro da média e acima da média nos próximos três meses.

“Temos o resumo hoje que o fenômeno El Nino já enfraqueceu. Nós estamos num padrão de neutralidade. A chuva consolidou-se desde o mês de dezembro, tendo parâmetros aí totais acima da média e que o Atlântico está governando sobre o clima, com a sua área toda mais aquecida. Com isso, temos mais estabilidade na região e chuvas mais constantes. A tendência é com quadro que eu não tenho o El Nino mais, o Atlântico aquecido e os sistemas evoluindo satisfatoriamente, eu tenho uma tendência de chuvas de normal acima da média, mantendo esse padrão pelo menos até início do período chuvoso no setor. Para todo o Nordeste, na parte semiárida, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Nort, e também o Ceará que está em pleno período chuvoso”, explicou Alexandre Magno.

 

– SÃO GONÇALOAntes da abertura oficial da reunião, os participantes visitaram  o reservatório de São Gonçalo.  A visitação foi coordenada pelo engenheiro André Giovanni Fontes Sarmento, chefe do setor técnico da Coordenadoria Estadual do DNOCS da Paraíba, que apresentou a estrutura e o funcionamento da barragem.

– ENGENHEIRO ÁVIDOS – Os trabalhos de recuperação da barragem Engenheiro Ávidos foram apresentados pelo engenheiro André Giovanni Fontes Sarmento, chefe do setor técnico da Coordenadoria Estadual do DNOCS da Paraíba, 

A barragem Engenheiro Ávidos está localizada no distrito do mesmo nome, em Cajazeiras e deverá ser integrada ao PISF. Ela possui um volume de acumulação de 293 milhões e 600 mil metros cúbicos.

Os serviços que contemplam a execução das obras de recuperação e modernização da Barragem, foram iniciados no dia 02 de junho de 2021, com previsão para ser concluída em 16 de junho de 2024. Atualmente a execução física da Barragem está em 85%. Dentre as ações desenvolvidas na recuperação da barragem estão a limpeza e recuperação dos taludes da barragem; construção de ensecadeira auxiliar; implantação de tubulação de aço carbono DN 2500mm na galeria envelopada com concreto; vertedouro, reparos em estrutura de concreto; recuperação do Canal de fuga de tomada d’água existente; recuperação e fornecimento dos equipamentos hidromecânicos do vertedouro; obras na torre de tomada d’água; instalação de instrumentação e instalação da automação da barragem.

– EIXO NORTE – O especialista em Infraestrutura Senior do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Alexandre de Sousa Fontenelle, apresentou a situação atual das Obras do Programa de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Eixo Norte).

– AVALIAÇÃO POSITIVAO presidente do Comitê, Waldemir Azevedo, fez uma avaliação positiva do encontro, ressaltando os avanços alcançados em diversas áreas.

Azevedo destacou a amplitude dos temas abordados durante a reunião, que incluíram desde questões climáticas até assuntos relacionados à gestão hídrica e ao avanço de obras estratégicas, como as do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A visita a reservatórios importantes, como o de São Gonçalo, proporcionou uma visão direta dos desafios e oportunidades enfrentados na gestão dos recursos hídricos.

“Nós tivemos uma reunião bastante proveitosa onde foi discutido avaliação climática, podemos tratar de cobrança da água bruta, das questões das obras do PISF, visitamos reservatórios importantes como o de São Gonçalo, e conseguimos deliberar e fazer andar muitas coisas para a gestão da nossa bacia”, afirmou Azevedo.

COM INFORMAÇÕES E FOTO DE
www.cbhpiancopiranhasacu.org.br