Variabilidade Climática é abordada no 1º Encontro Regional de Comitês e 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos

A variabilidade climática esteve no centro do debate durante a terça-feira (28) no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Nordeste e no 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos que estão sendo realizados desde ontem em João Pessoa.
O monitoramento dessas mudanças na Paraíba é feito com 96 plataformas agrometeorológicas operadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros, o Governo do Estado investiu 7 milhões de reais no sistema de monitoramento e em melhorias na Sala de Situação (local onde os dados são analisados).“Ampliamos a nossa rede de monitoramento voltada para a zona rural e nos tornamos pioneiros na instalação de uma rede voltada para o clima urbano. Os principais municípios da Paraíba têm plataformas na entrada, na saída e no centro da cidade. Com esta rede nós conseguimos agregar muitos dados para estudos científicos, que nos ajudam a entender as mudanças climáticas”, explicou.

A mesa redonda sobre Variabilidade Climática foi presidida pelo coordenador de Mudanças Climática da Agência Nacional das Águas (ANA), Saulo Aires de Souza, que apresentou dois estudos: Variabilidade climática na América Latina e O impacto da variabilidade climática na disponibilidade hídrica. “Como nós não conseguimos prever todas as mudanças do clima, é importante ter o acompanhamento das variações. Por isso instrumentos como o Monitor das Secas e a Sala de Situação são indispensáveis”, alertou.

Na sequência foram realizadas a palestra Marco Regulatório do Saneamento Básico, pelo diretor-presidente da Cagepa, Marcos Vinícius Neves e a mesa redonda Alocação de Água Negociada. Este debate foi coordenado pelo representante da Agência Nacional das Águas (ANA), José Marcos Neves e contou com a participação do diretor do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), José Procópio e do presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, Yuri Castro de Oliveira.

Águas do Nordeste: governança, adaptação e desenvolvimento. Este foi tema de abertura da programação da tarde desta terça-feira (28). A mesa redonda contou com a participação da diretora da Agência Pernambucana de Águas e Clima, do superintendente de Regulação e Sistema de Gerenciamento da ANA, Humberto Cardoso Neto e foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Paulo Lopes Varella.
“Todo debate deste evento pode ser resumido numa expressão: segurança hídrica. É disso que se trata. Por isso temos que encontrar caminhos para que a água chegue para todos. É preciso que além da disponibilidade hídrica, tenhamos infraestrutura, gestão dos recursos e investimentos recorrentes,” sintetizou Varela.
Além das palestras e mesas redondas, 40 trabalhos científicos foram apresentados no 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos. Durante as apresentações os estudos foram analisados por uma comissão avaliadora composta por uma equipe da Aesa. Juntos, simpósio e encontro têm mais 600 inscritos.