Aesa ministra curso de medição de vazão para técnicos de Patos, Monteiro, Sousa e Itaporanga

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está capacitando técnicos das cidades de Patos, Monteiro, Sousa e Itaporanga com um curso de medição de vazão. As aulas, voltadas apenas para servidores da agência estadual. começaram nesta quarta-feira (21) e encerram na sexta-feira (23).

O curso está sendo ministrado na regional da Aesa em Patos pelo subgerente de Monitoramento Qualiquantitativo da Aesa, Wellington Antônio Barbosa, e pelo técnico em recursos hídricos, André Luiz Soares Veloso. Com aulas teóricas e práticas, os técnicos estão aprendendo desde conceitos básicos de medição de vazão, funcionamento dos medidores, até manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

A gerência da Aesa, em Patos é responsável pela guarda dos equipamentos de medição e fornecerá suporte às regionais de Sousa e Itaporanga. A medição de vazão tem como finalidade estimar o volume de água que passa por um determinado ponto em um ambiente hídrico, como córregos, riachos e até grandes rios. A partir dos dados obtidos, é possível realizar estudos sobre a disponibilidade hídrica, abastecimento de água, controle de cheias, consumo, entre outros fatores, contribuindo assim para o controle e melhor gestão dos recursos hídricos.