Aesa e Polícia Ambiental desobstruem rio Gravatá, em Pedra Branca, após fiscalização

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em parceria com a Polícia Ambiental, realizou uma ação de desobstrução no rio Gravatá, no município de Pedra Branca. A operação teve como objetivo fiscalizar um possível barramento de água que estava prejudicando o fluxo natural do rio e impactando as comunidades locais.

A equipe da Aesa, por meio das regionais de Patos e Itaporanga, se deslocou até Pedra Branca acompanhada pela guarnição da Polícia Ambiental para averiguar a situação. No local, foi constatado que um barramento havia sido construído sem a devida autorização em uma área de preservação permanente. O responsável pela obra irregular teria represado o rio para permitir a passagem de maquinário destinado à produção de cerâmica, comprometendo o abastecimento das comunidades próximas. Diante disso, foi emitido o Termo de Suspensão Total n° 13329, determinando a desobstrução imediata do curso das águas em até 72 horas, e impôs ao agente de fiscalização realizar uma autuação por meio do Auto de Infração n° 25206, aplicando uma multa de 50 UFRPBs.

A população pode denunciar irregularidades ambientais relacionadas à água bruta pelo site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br) ou pelo telefone (83) 9 8839-1864.