Aesa apresenta estratégias para enfrentar a seca no 3º Painel de Mudanças Climáticas

A ciência e a tecnologia são ferramentas essenciais no cenário contemporâneo. Para discutir como essas áreas podem colaborar na solução de danos e na mitigação de problemas decorrentes das mudanças climáticas globais, o Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realiza o 3º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas: A Consciência Pelo Conhecimento. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) participará da última plenária, Mata Paraibana, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, das 08h às 17h30, no Auditório Juarez da Gama Batista, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa.

A Etapa Mata Paraibana, que será a quarta e última sessão do painel, terá como destaque o dia 20 de setembro, data que marca o Dia Estadual de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas, conforme instituído pela Lei Estadual 12.392/2022. As quatro mesorregiões da Paraíba foram escolhidas para sediar as etapas do evento. A primeira, a Etapa Sertão, ocorreu na cidade de Sousa, no Auditório do IFPB Centro, no dia 15 de agosto. Em seguida, Monteiro recebeu a Etapa Borborema, no dia 22 de agosto. Por sua vez, Campina Grande foi o local da Etapa Agreste, realizada no dia 6 de setembro.

No contexto das discussões, o subgerente de Monitoramento Qualiquantitativo, Wellington Antônio Barbosa, e o subgerente de Eventos Extremos, Lindenberg Lucena da Silva, representarão a Aesa no dia 19, às 13h45. Eles farão a apresentação “A seca no Estado da Paraíba – Impactos e ações de resiliência”, que abordará a severa seca enfrentada pelo Nordeste em 2012 e as estratégias adotadas pelo Governo da Paraíba para mitigar seus efeitos. Este será um momento significativo para discutir a gestão hídrica e as experiências adquiridas para lidar com desafios semelhantes no futuro.

O encontro reúne pesquisadores, gestores e a sociedade, oferecendo uma oportunidade para compartilhar ideias inovadoras que ajudam a enfrentar os desafios ambientais cada vez mais evidentes em escala global. Ao final das quatro etapas, será elaborado um documento orientador que resultará na criação de um fórum de sustentabilidade. A proposta é que esse fórum envolva diversos setores da sociedade, criando um espaço para debate e planejamento em prol do desenvolvimento sustentável da Paraíba.