Governo do Estado investe mais de 12,7 milhões de reais na modernização das ações de monitoramento agrohidrometeorológico e agricultura familiar

O governador do Estado, João Azevedo, inaugura nesta quinta-feira (10) o novo Espaço de Monitoramento do Sistema de Riscos Hidroclimáticos de Campina Gr ande, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A obra de modernização que vai fortalecer a prevenção de desastres climáticos é uma ação coordenada entre a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEIRH), a Aesa e o Projeto Cooperar. O investimento é de mais de R$ 12,7 milhões.

A Sala de Situação da Aesa é um ambiente de monitoramento contínuo das condições meteorológicas, hidrológicas e de agricultura em todo o Estado. Ela é a primeira do Brasil que não está instalada com sede em uma capital, em virtude da importância regional da cidade de Campina Grande. O ambiente foi todo modernizado com a implantação de novos computadores, telão de vídeowall, estações agrometeorológicas e implantação de uma rede de disseminação de informações públicas.

O Governo do Estado também está investindo R$ 500 mil na instalação de três estações agrometeorológicas em Campina Grande, que serão utilizadas para estudos de mudanças climáticas e apoio à agricultura.

Projeto SEIRA – A obra de modernização conta com a aplicação do Sistema Estadual de Informações de Risco Agrohidrometeorológicos (SEIRA). Criado pela Aesa, em colaboração com o Projeto Cooperar, o SEIRA é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos climáticos e agrícolas. Oferece previsões detalhadas e alertas sobre secas, inundações e outros eventos extremos, estando em fase final de desenvolvimento. Subsidiado pelo Banco Mundial, o SEIRA fornece dados em tempo real através de um portal web público e acessível a todos.

Solenidade – A visita do governador está prevista para as 13h30 desta quinta-feira, em comemoração aos 160 anos da cidade de Campina Grande.