Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba: Aesa realiza consulta pública nas cidades de Itabaiana, Campina e Monteiro

As cidades de Itabaiana, Campina Grande e Monteiro foram escolhidas para a realização de consultas públicas sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba. O estudo elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em parceria com a população, vai planejar e orientar o uso da água na região.

O Plano da Bacia do Rio Paraíba está em fase inicial. Esta etapa é chamada de Diagnóstico e realiza extensa pesquisa para entender a influência do clima, relevo, fauna, flora e população nos recursos hídricos. Estas informações serão apresentadas para a população na primeira rodada de consultas públicas neste mês de novembro: dia 4 no Maison Finesse em Itabaiana, dia 5 no auditório José Farias da Nóbrega, em Campina Grande e dia 6 na Auditório da UEPB, Campus VI, em Monteiro.

Os planos de recursos hídricos são projetos para gerenciar as águas das bacias. A Lei 9433 diz que a gestão das águas deve ser feita dentro de cada bacia hidrográfica, por isso cada uma precisa ter seu próprio plano”, ressaltou o diretor de de Gestão e Apoio Estratégico, Waldemir Fernandes de Azevedo.

De acordo com o diretor, a participação da população é essencial para garantir que o plano reflita as reais necessidades dos diversos setores que dependem dos recursos hídricos da bacia.
Convidamos todos que quiserem contribuir: alunos de universidades, de escolas técnicas, os professores e, naturalmente, os próprios usuários das águas desta bacia que vão poder opinar sobre a situação da bacia”, explicou Waldemir.