Operação conjunta da Aesa e Polícia Ambiental desarticula retirada irregular de água no canal Acauã-Araçagi
|A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e a Polícia Ambiental realizaram, na última quarta-feira (23), uma operação no combate à retirada irregular de água ao longo do canal Acauã-Araçagi. As denúncias feitas por moradores da região apontam que agricultores não outorgados têm instalado bombas sem autorização dentro da faixa de segurança do canal, que tem 120 metros de proteção – 60 metros para cada lado – destinada a preservar a estrutura e permitir a manutenção do sistema de condução. No local, os policiais e os técnicos da Aesa flagraram tubulações que comprovam o desvio indevido.
Além da captação de água sem permissão, a faixa de segurança, que deveria permanecer livre, está sendo ocupada por plantações. Em alguns casos, os agricultores fixam ferros nas margens para sustentar as bombas, o que pode perfurar a manta de proteção do canal. Outro ponto observado é o vazamento de água em algumas bombas, que fica pingando nas bordas do canal, o que contribui para infiltrações.
A equipe da Aesa monitora a situação com o objetivo de assegurar o funcionamento adequado do canal, importante para o abastecimento e o desenvolvimento agrícola da região. A preservação do Canal Acauã-Araçagi é prioridade, buscando o equilíbrio entre a conservação da estrutura e as necessidades da comunidade.