Aesa celebra o Dia Mundial da Água com debate sobre gestão hídrica e troca de experiências
|A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) realizou, nesta quinta-feira (20), um encontro voltado à gestão e ao futuro dos recursos hídricos no estado. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22, aconteceu no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, e reuniu técnicos, estudantes e membros de comitês de bacias para troca de experiências e aprendizado.
O presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, abriu o evento destacando a importância da atuação conjunta entre governo, comitês e a sociedade na gestão eficiente dos recursos hídricos. “Todos os avanços que tivemos são resultado de um sistema forte, com instâncias atuantes e autônomas. Os comitês de bacias são a base dessa estrutura e, onde há comitês fortalecidos, a gestão da água é mais eficiente e estruturada”, afirmou. Ele também ressaltou que a Paraíba se destaca no cenário nacional por seus investimentos no setor. “Estamos executando R$ 5,3 bilhões em obras, sendo que 90% desse montante é do Tesouro Estadual. Desse total, 30% são destinados à infraestrutura hídrica, um percentual muito acima da média nacional”, frisou.
Na sequência, a coordenadora adjunta do Fórum Paraibano de Comitês de Bacias Hidrográficas, professora Mirella Motta, ressaltou a evolução da representação dos comitês. “O Fórum Paraibano de Comitês foi criado em 2014 e hoje reúne os comitês estaduais CBH-LN, CBH-LS, CBH do Rio Paraíba e o comitê interfederativo Piancó-Piranhas-Açu. A representatividade dos comitês tem sido fortalecida e distribuída, garantindo mais participação e efetividade nas ações”, disse.
A gerente de Planejamento da Aesa, Ana Emília, apresentou um panorama das ações da agência. “A gestão hídrica vai além da execução dos cinco instrumentos legais. A Aesa também atua na segurança de barragens, na alocação de água e em capacitações, ampliando seu papel como órgão gestor”, explicou. Em sua fala, Ana Emília convidou o gerente de Hidrometeorologia e Eventos Extremos da Aesa, Alexandre Magno, para detalhar o funcionamento do Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira).
Durante sua apresentação, Porfírio convidou os participantes a estarem no 2º Fórum Brasil das Águas, que será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, de 5 a 9 de maio de 2025. Além da programação técnica, o evento contará com a presença do governador João Azevêdo na cerimônia de abertura. A Aesa aproveitará a ocasião para lançar quatro novos produtos, entre eles, o novo site da agência e o Seira.