Governo conclui atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (CERH-PB) aprovou o relatório executivo que conclui a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O documento será enviado para o governador João Azevedo, transformado em projeto de lei e encaminhado para a Assembleia Legislativa. O plano foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (7) durante reunião do conselho no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa.

Antes de ser aprovado pelos membros do CERH, o Plano Estadual foi avaliado pelo Grupo de Acompanhamento do Plano e analisado pela Câmara Técnica de Gestão Integrada do CERH em cada uma das seis fases de elaboração do documento.

O plano estadual não ficará engavetado, será posto em prática pelo Governo do Estado. Para garantir isso, o documento será transformado em lei pelo governador João Azevedo. A nova legislação já exigirá uma nova atualização do plano após cinco anos de execução” explicou o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e secretário-executivo do CERH, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

O diretor de acompanhamento e controle da Aesa e gestor do contrato de atualização do plano, Beranger Arnaldo de Araújo, destacou o empenho da equipe e a qualidade do trabalho realizado. “A versão completa do plano tem mais de 1.500 páginas. Todo este material, inclusive uma versão resumida, ficará disponível no site aesa.pb.gov.br e será enviado para universidades e bibliotecas”, lembrou.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos estabelece princípios básicos e diretrizes para o planejamento e o controle adequado do uso da água. O estudo faz uma avaliação da dinâmica social e da economia, estabelecendo cenários e propondo soluções para o setor hídrico. “O objetivo do plano é gestão integrada da oferta e demanda, observando a quantidade de água necessária em cada região e principalmente, a qualidade da água que será oferecida para população”, explicou o representante da empresa contratada para fazer a atualização, Hypérides Macedo, da IBI Engenharia Consultiva.