Aesa auxilia UFPB na realização de aerolevantamento topográfico em Areia

Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) auxiliou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na realização de um aerolevantamento topográfico em Chã de Jardim, na cidade de Areia. Esta técnica é utilizada para elaborar um conjunto de medições que tem como objetivo representar acidentes geográficos e medidas importantes em uma área.

O gerente executivo de Operação de Mananciais, João Pedro Chaves e o gerente regional de Bacia Hidrográfica, João Adelino de Lima Filho representaram a Aesa. Entre outras coisas, eles participaram da instalação de nove pontos de controles para que, com a utilização de drones e GPS, fossem coletados os dados e informações precisas sobre a área. Também fizeram parte da equipe que realizou este trabalho: o professor Guttemberg Silvino; ex-professor da UFPB, Iêde de Brito Chaves;  aluno de pós-graduação em Agronomia, Diego Melo; servidora Maria Cristina Santos;  e alunos da graduação em Agronomia.

Uma base fixa para o Posicionamento por Ponto Preciso já havia sido instalada anteriormente pelo professor Adailson Pereira e alunos de graduação. Esta base serve de parâmetro para o serviço online gratuito para o pós-processamento de dados GNSS. O Instituto Nacional do Seminário (Insa) também contribuiu com as medições.