Conselho Estadual de Recursos Hídricos reúne membros em João Pessoa

Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (CERH-PB) estiveram reunidos nesta quarta-feira (7), em João Pessoa. Durante o encontro a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado Paraíba (Aesa) apresentou o Relatório Anual sobre a Situação dos Recursos Hídricos.

Na apresentação feita pelo diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, foi destacada a agilidade da equipe na análise dos processos de outorga e licenças de obras hídricas. “Vamos concluir o ano com cerca de 4.200 mil processos analisados. Temos cerca de 400 que estão em análise e a meta encerrar 2022 sem deixar nenhum processo para o próximo ano” observou.

A evolução da Aesa na área de tecnologia da informação também foi apresentada. A Agência Estadual usará a versão profissional do Power BI, um software que concentra dados auxiliando os gestores a tomar decisões assertivas. Já o banco de dados disponibilizado no site da Aesa será ampliado.

A transparência é nossa maior prioridade. Queremos que todos os usuários tenham acesso a tudo que nós estamos produzindo, por isso consideramos de fundamental importância a nossa Biblioteca Digital”, acrescentou o diretor-presidente da Aesa.

Também esteve em pauta a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que estabelece princípios básicos e diretrizes para o planejamento e o controle adequado do uso da água. “Este foi um trabalho realizado com muito esforço, principalmente durante o período da pandemia. Atualizamos o Plano Estadual e agora já estamos encarando um novo desafio: a elaboração dos planos de recursos hídricos das bacias litorâneas sul e do norte”, informou o diretor de acompanhamento e controle da Aesa e gestor do contrato de atualização do plano, Beranger Arnaldo de Araújo.