Oficina dos Planos de Recursos Hídricos das regiões litorâneas é realizada em João Pessoa

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está elaborando os Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas da Paraíba. Uma oficina de planejamento destes estudos foi realizada nesta segunda-feira (16), em João Pessoa, pela empresa contratada para a elaboração dos documentos.

A abertura do evento foi feita pelo diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo, destacou a importância do estudo ser realizado com a colaboração de vários setores da sociedade.

Esta discussão é importante para fazermos um planejamento de longo prazo como forma de garantir água de qualidade para os usuários. Convidamos gestores de vários órgãos, representantes dos comitês de bacias das esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil para garantir que a elaboração será feita de forma participativa”, informou Beranger.

Os participantes da oficina receberam pedaços de cartolina para responder a pergunta: Qual o problema central na gestão dos recursos hídricos nas bacias litorâneas? “Com as respostas nós vamos montar uma árvore de informações que vai guiar o nosso debate”, explicou o professor Fernando Meirelles, da empresa Água de Solo (responsável pela elaboração dos planos).

Revitalização de rios, irrigação, saneamento, nascentes degradadas, degradação, esgotamento sanitário, participação popular, tratamento de efluentes, educação ambiental, cargas poluentes, contaminação da água e disponibilidade hídrica: estas foram algumas das palavras e frases que formaram a árvores de informações.

Eu trouxe a palavra degradação para representar este processo que a gente vem acompanhando e vivenciando em todas as bacias. Ele começa na nascente com a remoção da mata ciliar para plantio e se estende ao longo dos rios. Este é o problema central que acomete a oferta de água”, descreveu Ivanildo Duarte, gestor ambiental da Escola Viva Olho do Tempo.