Dia Mundial da Água é celebrado no 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos
|
O Dia Mundial da Água foi celebrado na tarde desta quarta-feira (22) no 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana em Defesa da Água. O evento organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está sendo realizado no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, até a sexta-feira (24).
O simpósio segue a temática escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemorar a data, “Acelerando Mudanças: Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Para o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, educação e capacitação são fundamentais para implementar melhorias na gestão e preservação das águas.
“Este simpósio é mais um momento importantíssimo para discutir a água, a gestão, os benefícios, como preservá-la. Este debate é fundamental para fazermos as mudanças que precisamos, tendo a educação como base. Serão três dias de debates, inclusive com a participação de várias universidades. A academia é nossa parceira na gestão e na capacitação dos servidores”, destacou Porfírio na abertura do evento. “Estudar, debater e transformar este conhecimento em ação, deixando algo de concreto para a preservação dos recursos naturais”, completou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio.
O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) Marcos Vinícius, será um dos palestrantes do simpósio na quinta-feira (23). Na cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, ele destacou o empenho da empresa em garantir o abastecimento para todos os municípios. “Quatro quintos do nosso território estão dentro do semiárido nordestino, o que nos impõe ter que transportar água de lugares cada vez mais distantes. Estamos fazendo isso com investimentos, tecnologia e inovação”, informou.
Nesta quinta-feira a programação do simpósio terá as apresentações: Plano Estadual de Recursos Hídricos; Saneamento Básico: Distribuição, coleta e tratamento de esgotos – universalização; Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você quer ver no mundo (ONU). E no dia seguinte serão abordados os temas: A importância dos comitês de bacias hidrográficas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; Os meios de comunicação e divulgação no Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.
A exposição dos trabalhos inscritos também está programada para a quinta-feira. As apresentações serão divididas em grupos temáticos: Água e Gestão; Águas Subterrâneas e Hidrogeologia; Educação e Ensino em Recursos Hídricos; Gestão de Reservatórios e Usos Múltiplos; Integração: Lei de Recursos Hídricos e Lei de Saneamento; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Proteção de Mananciais e Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas; Segurança e Rompimento de Barragens; Educação ambiental; Sociedade e os Recursos Hídricos; Qualidade da Água; Inovação Tecnológica em Sistemas Ambientais.