Aesa realiza Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens em João Pessoa

Aesa realiza Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens em João Pessoa

Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) realizará o I Simpósio Paraibano de Barragens nestas quarta-feira (29) e quinta-feira (30), no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no Centro de João Pessoa. Procedimentos de inspeção, manutenção e as tecnologias aplicadas nas avaliações das estruturas dos reservatórios estarão entre os temas debatidos no evento.

De acordo com o diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, o simpósio já conta com mais de 300 inscritos. “Até o momento já temos incrições de pessoas de 14 estados e ainda aguardamos mais gente. O evento será bastante concorrido, uma vez que trata de um assunto que é de suma importância para a nossa sociedade. O Governo do Estado tem um compromisso muito grande com a segurança hídrica da Paraíba”, ressaltou.

A programação do simpósio terá início às 14h da quarta-feira com apresentação do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). Na sequência a abertura oficial será realizada pelo secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga Filho e pelo diretor pesidente da Aesa.

A primeira palestra, intitulada Procedimentos de Inspeção, Manutenção Preventiva e Corretiva de Barragens está programada para às 15h30. Em seguida será abordado do tema Desafios e Necessidades de Inovações na Busca pelo Aumento da Segurança de Barragens.

Na manhã da quinta-feira, a partir das 9 horas, terá início a apresentação dos trabalhos científicos aprovados pela banca examinadora do simpósio. O projeto Comitê nas Escolas também terá um stand no local de evento. Já a programação das paletras seguirá com a discussão da metodologia e das boas práticas para a gestão de risco em barragens. Às 10h30 está prevista a apresentação do Corpo de Bombeiros da Paraíba intitulada Tomada de Decisões e Plano de Emergência.

Está programada para as 14 horas da quinta-feira a apresentação Processo de Licenciamento Ambiental de Barramentos e para as 15h30 está prevista a palestra Normas Técnicas e Legislação Vigentes em Segurança de Barragens, suas atualizações e Adequações.