Evolução na gestão dos recursos hídricos da Paraíba é destaque o 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias – Nordeste e no 2º Simpósio Paraibano de Rec. Hídricos

A evolução na gestão dos recursos hídricos da Paraíba foi destaque no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Nordeste e no 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos realizados em João Pessoa. Na palestra que encerrou os dois eventos, nesta terça-feira (28), o diretor-presidente da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, explicou como o Estado se tornou referência nacional nesta área.

A Paraíba foi pioneira na adesão de importes programas de aperfeiçoamento da gestão oferecidos pela Agência Nacional das Águas (ANA). “Fomos o primeiro estado a aderir ao Progestão, Qualiágua e ao Ferramentas. Também fomos o primeiro a receber os recursos do Progestão. Colocamos todos os instrumentos de gestão no nosso planejamento estratégico”, destacou Porfírio, referindo-se a: Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento dos corpos hídricos, Outorga, Cobrança e Sistemas de Informação.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba foi atualizado e aprovado em dezembro de 2022 e já está em fase de elaboração do Manual Operativo. “Além disso, o plano da bacia Piancó-Piranhas-Açu foi atualizado e já está em fase de execução. Os planos das bacias do litoral sul e do litoral norte já estão na fase de aprovação pelos comitês destas bacias e depois seguem para avaliação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Já está em atualização o da bacia do rio Paraíba”, elencou o presidente da Aesa.

A apresentação incluiu balanços das outorgas concedidas, dos recursos investidos e apresentou diversos projetos como: Aesa Itinerante, Enquadramento dos Corpos Hídricos, Recuperação dos canais da Redenção e Lagoa do Arroz, Programa Nascente Viva, Aperfeiçoamento da Política de Cobrança, Recuperação e Manutenção de Barragens, e ainda Retificação de Calhas de Rios.

“Aesa é uma inspiração para nós que somos gestores. Isso porque, além de tudo que conseguiu implementar, ainda se mostra disponível para repassar sua experiência. O Governo da Paraíba está de parabéns”, elogiou o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Paulo Sidney Gomes Silva.

No dia anterior, na abertura oficial dos eventos, o governador João Azevedo deixou clara sua admiração pelo desempenho da equipe da agência estadual. “Aesa hoje atingiu um patamar da busca na excelência daquilo que faz e tem desenvolvido um trabalho que muito nos orgulha. Fruto do esforço de um time que tem feito a diferença. O reconhecimento feito pela ANA ao empenho da Aesa no Progestão é fruto do esforço de cada um deles. Por isso, eu agradeço a cada servidor desta instituição tão importante”, agradeceu no seu discurso de abertura. Na sequência João Azevedo entregou aos servidores da Aesa certificados de conclusão da pós-graduação oferecida pelo Governo do Estado.

Juntos, o Encontro Regional e Simpósio Paraibano tiveram mais de 600 inscritos. Quarenta trabalhos científicos foram apresentados e analisados por uma comissão avaliadora composta por uma equipe da Aesa. Os eventos foram realizados de forma simultânea em um hotel na praia de Tambaú, na capital paraibana.