Projeto Corredor das Águas é apresentado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos
|O projeto Corredor das Águas, que faz parte do Programa “Paraíba Mais Verde”, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi apresentado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-PB) na manhã desta quarta-feira (31),
na sede da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em João Pessoa. A reunião foi conduzida pelo diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.
O projeto Corredor das Águas tem como objetivo promover a restauração ambiental e o desenvolvimento socioeconômico local, integrando Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para conectar a comunidade ao meio ambiente. O projeto trabalhará na restauração de áreas protegidas e na recuperação de leitos regulares dos rios e na formação de corredores ecológicos funcionais, visando a regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Além disso, o projeto busca a adesão dos moradores das regiões beneficiadas, instituições de ensino superior e outras entidades.
Essa foi a primeira vez que o programa “Paraíba Mais Verde” foi apresentado durante uma reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. “Selecionamos a apresentação do projeto Corredor das Águas para esta reunião por ser uma prioridade trabalhar com o reflorestamento em nosso estado. Levamos em consideração algumas informações provenientes de escutas diretas e de dados e estudos para a formatação desse projeto”, afirmou o Gerente Executivo de Mudança e Adaptação Climática, Jancerlan Gomes.
O projeto Corredor das Águas faz parte do programa “Paraíba Mais Verde”, que está vinculado ao Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa e de Áreas Degradadas do Estado da Paraíba (PERVNAD-PB) e abrange mais quatro projetos: Viveiros Parahyba do Futuro, Cidade + Verde, Restauração e Nascente Viva. Este último executado pela Sudema.