1º do Brasil no Progestão: Paraíba alcança nota máxima em programa de metas da Agência Nacional das Águas

O trabalho executado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) levou a Paraíba a atingir a nota máxima no terceiro ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A conquista se deu após o Estado “gabaritar” todas as metas acordadas neste ciclo do programa, assinado em fevereiro de 2023.

O Progestão é um programa que visa fortalecer os sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos, promovendo a governança da água para garantir sua oferta em qualidade e quantidade tanto para o presente quanto para o futuro. Desde o primeiro ciclo, a Paraíba tem se destacado na execução e aprimoramento dos instrumentos de gestão, sempre à frente em termos de adesão e implementação das metas estabelecidas pelo programa.

“Não é novidade estarmos no topo do ranking de estados do Progestão, com 100% das metas cumpridas, sem qualquer falha registrada e ainda com pontos extras nos quesitos que fomos desafiados. É um resultado que atesta a excelência e vanguarda da Paraíba na gestão de recursos hídricos do Brasil”, afirma o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro.

Ainda segundo o presidente da Aesa, esse desempenho é resultado de um trabalho integrado com o Governo do Estado, com foco na celeridade e eficiência no cumprimento das metas, que conta com total apoio do governador João Azevedo e do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos Deusdete Queiroga.