Aesa recebe alunos da UEPB: Curso de Geografia explora o monitoramento hídrometeorológico
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Alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) visitaram a Sala de Situação da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) na última terça-feira (8). Nesse ambiente de monitoramento das condições meteorológicas, hidrológicas e agrícolas, sob a orientação do professor Hermes Alves, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de climatologia e outros temas abordados em sala de aula.
Durante a visita, foram apresentados serviços prestados pela Aesa, como a previsão do tempo, o monitoramento hidrometeorológico e o Projeto Sistema Estadual de Informações de Risco Agrohidrometeorológicos (Seira). Sendo o principal órgão responsável pela gestão de dados hídricos na Paraíba, a Aesa proporcionou aos alunos a oportunidade de conectar a teoria aprendida em sala com a prática no campo da Geografia. Essa vivência enriqueceu o aprendizado e destacou a relevância dos dados meteorológicos e hidrológicos no estudo das dinâmicas ambientais.
O professor Hermes Alves ressaltou a importância de aproximar os alunos de palestras e práticas sobre recursos hídricos no meio acadêmico. “Essas atividades ajudam os estudantes a aplicar seus conhecimentos em climatologia e em áreas como o planejamento urbano e ambiental. Os dados do monitoramento meteorológico são essenciais para a formação do geógrafo e sua atuação profissional, tornando essa interação com a Aesa uma experiência valiosa”, destacou.
Os alunos interagiram com meteorologistas e geógrafos da Aesa, tornando o momento ainda mais dinâmico e proveitoso. “Aprendemos sobre os procedimentos para aquisição de dados, os equipamentos utilizados e a infraestrutura envolvida. Essa abordagem enriqueceu nossa formação teórica e prática”, comentou o estudante Reinaldo Antônio.
A aula de campo reforçou o compromisso da Aesa em promover a disseminação de conhecimento à comunidade acadêmica, destacando a importância da colaboração entre instituições de ensino e órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos. Essa parceria não apenas enriquece a formação dos estudantes, como também fortalece a conscientização sobre questões ambientais relevantes.